Manual de biossegurança para laboratórios da tuberculose

Paperback
December 2013
9789248504631
More details
  • Publisher
    World Health Organization
  • Published
    12th December 2013
  • ISBN 9789248504631
  • Language Portuguese
  • Pages 64 pp.
  • Size 8.25" x 11.75"
$18.00

Este manual foi elaborado pelo Grupo de Peritos. As recomendações baseiam-se em avaliações de risco associadas a diferentes procedimentos técnicos, realizados em diferentes tipos de laboratórios de TB; o manual descreve os requisitos mínimos para instalações e procedimentos, que podem ser adaptados de acordo com regulamentos locais ou nacionais ou como resultado de uma avaliação dos riscos. A avaliação dos riscos requer uma análise cuidadosa: por um lado, subestimar os riscos poderá expor o pessoal de laboratório a riscos biológicos, mas por outro lado, medidas de segurança mais rigorosas do que as realmente necessárias podem resultar numa sobrecarga desnecessária para o pessoal de laboratório, assim como em custos mais altos para criar e manter a infraestrutura laboratorial. A avaliação de riscos deve considerar a carga bacteriana dos materiais (como amostras e culturas), a viabilidade dos bacilos, a possibilidade de o material manipulado ser propenso a gerar aerossóis durante a actividade que está a ser avaliada, o volume de trabalho do laboratório, a epidemiologia da doença e as condições de saúde do pessoal de laboratório; as avaliações devem também considerar outros factores que possam influenciar a probabilidade ou a consequência da exposição à TB.

O público visado por estas recomendações são os directores e gestores de laboratórios e de programas de TB, assim como técnicos de laboratório que realizem exames de TB, especialmente em locais de alta prevalência e de poucos recursos. Neste documento, o laboratório ou a secção de laboratório responsável por realizar os exames de TB, são denominados laboratório de TB.

As recomendações são específicas para laboratórios que seguem procedimentos bem definidos para testar amostras que potencialmente contenham Mycobacterium tuberculosis. Para qualquer outra combinação de agentes patogénicos e procedimentos, um processo semelhante ao usado aqui poderia ser utilizado para definir cuidados de biossegurança.

World Health Organization

World Health Organization is a Specialized Agency of the United Nations, charged to act as the world's directing and coordinating authority on questions of human health. It is responsible for providing leadership on global health matters, shaping the health research agenda, setting norms and standards, articulating evidence-based policy options, providing technical support to countries, and monitoring and assessing health trends.